Sistemas legados dificultam a evolução da empresa

     Os sistemas legados são aqueles que ainda em uso estão desatualizados, atende o propósito para o qual foi criado mas não aceitam as modificações e o crescimento que a evolução traz. O avanço das tecnologias pede que ele integre ou se modifique para adaptar as funções recentes do mercado, situação essa que este tipo de sistema não consegue acompanhar. Outra razão para um sistema se tornar legado é o fornecedor parar de oferecer suporte e descontinuar o produto.

     Então, podemos nos perguntar porque as empresas não mudam para outro sistema? Os motivos podem ser diversos, mas alguns pontos que percebemos são: o sistema ainda atende determinada função, mudar para um novo sistema requer um investimento inicial, o investimento do antigo sistema ainda não foi recuperado, dificuldades com  mudanças ou ainda resistência interna. Esses são empecilhos que podem dificultar a evolução tecnológica.   


Quais problemas um sistema legado pode trazer?

     Vejamos alguns problemas que os sistemas legados podem trazer para as empresas a curto ou longo prazo.

Escalabilidade 

     A falta de escalabilidade é realidade de um sistema legado, eles são feitos com tecnologias que não conseguem acompanhar as novas tendências, impossibilitando a evolução que todas as empresas almejam. Os sistemas precisam caminhar juntos com as mudanças que acontecem constantemente na empresa, para ajudar a produtividade e desempenho dos colaboradores.

     Quando softwares param de ser atualizados vão ficando lentos e obsoletos, percebe-se que a produtividade dos colaboradores é afetada e a empresa sofre com prejuízos pelo atraso que a falta de crescimento traz.

      A mobilidade é uma tendência dos sistemas atuais, com possibilidade de uso em qualquer hora e lugar, os sistemas legados por estarem com tecnologias antigas, dificilmente vão ter possibilidade de sair dos computadores da empresa. 

Custo x Benefício

      O custo que é gasto com estes softwares nem sempre compensa deixar ele funcionando, sendo que a empresa uma hora tem que se atualizar, desta forma poderia estar gastando em um sistema com potencial de crescimento que ajude na melhoria da empresa. Na hora de adquirir um sistema é importante observar as tecnologias que são utilizadas, pois se é feito com tecnologias antigas, vai cair no desuso rapidamente. 

Integração

      Com tantos processos que surgem ou são alterados, os sistemas devem e precisam ser maleáveis, para mudar e atender as necessidades que a empresa precisa seguir,  às vezes, com funções essenciais para o negócio continuar funcionando. 

      Os sistemas legados não conseguem integrar aos novos softwares que são adicionados na empresa, com essa necessidade atendida, as empresas se tornam muito mais preparadas para enfrentar as mudanças e a competitividade do mercado. Ao adquirir um sistema é essencial saber se ele tem compatibilidade com outros sistemas, isso irá dizer muito sobre a sua vida útil.

      As informações de um sistema legado estão presas em silos de dados, trazendo grandes prejuízos para a empresa que não consegue tomar decisões rápidas, por falta de integração entre departamentos e outros sistemas necessários para criação das soluções.

Suporte 

      Os fornecedores dos sistemas legados podem parar de oferecer suporte devido a falência ou por não compensar os gastos com um sistema arcaico. Então, na hora que aparecer um problema não tem com quem contar, os colaboradores ficam sem ajuda acarretando em prejuízos.

      Sem atualizações o sistema fica estagnado, e quando houver falhas, não há o que fazer, por ser um sistema sem possibilidades de evolução.

     

Segurança    

     Os sistemas legados não recebem mais atualizações, manutenções e protocolos de segurança, o que acarreta em bugs que facilitam o aparecimento de vírus e hackers para invadir os sistemas.

     Essa falta de segurança pode trazer muitos problemas, colocando em risco os dados da empresa e dos clientes. Então não estamos falando apenas de ficar para trás das tecnologias atuais, e sim da segurança de um sistema que com o passar do tempo fica mais frágil e acaba não compensando continuar pelos riscos existentes.

Atualizado um Sistema Legado

      Para a evolução acontecer a migração de dados é a chave fundamental para o sucesso da atualização de um sistema legado. Para isso, alguns pontos têm que ser levados em conta na hora da migração.

  1. -A Segurança na extração dos dados.

  2. -Transformação dos dados em novos formatos.

  3. -Evitar problemas de qualidade fazendo a limpeza dos dados.

  4. -Fazer validação com testes, importando parte dos dados.

      A atualização desses sistemas é muito importante para acompanhar a evolução da empresa, hoje novas tecnologias pedem sistemas que integrem entre si e acompanhem a transformação digital.

     Caso precise de ajuda com essas mudanças nós da Ilios Sistemas, trabalhamos com modelos de negócios inovadores, criando valor para o seu negócio ser mais competitivo e direcionar esforços para os melhores alvos. Venha conhecer os nossos produtos e serviços! Fale com um dos nossos especialistas