Intranet Corporativa Para Sua Empresa Pronta Ou Customizada ?

      Uma forma inteligente de centralizar a comunicação da empresa é aderindo ao uso de intranet corporativa. Sabendo os benefícios que essa ferramenta pode trazer para seu negócio surge a dúvida, qual escolher?

     Desenvolvimento personalizado de sistemas de intranet costumam ser um atrativo a todas as empresas, mas por outro lado temos a evolução nos últimos tempos das intranets de prateleira com suas funcionalidades sendo melhoradas e alcançado novos patamares. Então qual a melhor opção, customizar ou contratar uma intranet pronta?  

     Vamos explanar sobre os fatores que podem resolver essa dúvida, e fazer sentido para sua empresa na hora de escolher como contratar a Intranet Corporativa. 

Intranet de Prateleira vs. Personalizadas                                                                       

Segurança 

     Com a intranet personalizada é mais fácil fortalecer a segurança, pois é possível colocar várias camadas de segurança na hora da customização e garantir que não tenham erros que possam facilitar os hackers atuarem.

     Já as intranets prontas terão que ser analisadas e verificadas para saber como foi desenvolvida, normalmente não são feitas por desenvolvedores especialistas em segurança, ficando menos seguras.

Manutenção

     As intranets prontas ganham neste quesito, na maioria das vezes ao contratar a internet já está incluso no pacote o suporte a plataforma. O fornecedor é responsável por atualizar regularmente a plataforma e, caso o usuário precise de ajuda, oferecer correções e suporte.

     As intranets feitas sob medida após a entrega do projeto, fica a cargo  do proprietário se preocupar em contratar uma equipe para dar o suporte adequado ou terceirizar. 

Singularidade 

     A exclusividade das intranets personalizadas é um ponto forte, elas são feitas para atender a necessidade específica de uma empresa, facilitando a promoção da cultura e objetivos da mesma. 

     Agora, soluções prontas estão preocupadas em resolver de um modo genérico as dores das empresas, elas contém funcionalidades que atendem as necessidades mais comuns, se tornando menos singular.

Facilidade no uso 

    Normalmente, as intranets prontas são feitas com interface simples e bem padronizadas, sendo fácil de usar. Como atende a maioria das empresas, facilita na a adoção dos usuários, sem exigir um treinamento muito intenso.

    Com funcionalidades personalizadas e fluxos específicos para cada empresa, as intranets customizadas demandam um esforço maior para aprendizado e certos ajustes na evolução da plataforma, o que acarreta aprendizagem contínua. 

Flexibilidade

     As intranets personalizadas aceitam customizações contínuas devido a seus recursos. Podem ser integrados a diversos sistemas de controle, bancos de dados e gestão de negócios, abrindo um leque de possibilidades.

     Um ponto fraco nas intranets prontas são a limitação de evolução da plataforma, nem sempre são compatíveis com outros sistemas ou tem possibilidade de criação de novas ferramentas, que possam agregar ou modificar a intranet.

Escalabilidade

      A escalabilidade das intranets personalizadas contribui para não perder a qualidade, a plataforma pode crescer em número de usuários, módulos ou conteúdos armazenados, que são projetados para suportar essas modificações que o tempo e o crescimento traz.

      Já as intranets prontas não são escaláveis, o que pode acarretar problemas com o passar do tempo caso as demandas possam aumentar.

Funcionalidades Qualificadas

     Neste fator as intranet personalizadas ganham, partindo da ideia que a customização de uma intranet irá buscar sanar as necessidades específicas daquela empresa, com suas individualidades e necessidades. Então o fato de ter uma intranet com funcionalidades que nunca são usadas, raramente vai acontecer quando se tem a intranet feita sob demanda.

     A forma que são feitas as intranet prontas, atende de modo geral a maior parte das empresas, o que para algumas empresas pode ficar com funções sem uso ou faltando algo para resolver.

Melhores Custos

     

      Neste ponto as intranets prontas ganham por serem feitas sem muitas personalizações de alto custo, o que facilita na hora de vender com menor preço.

     O projeto de personalizar uma intranet se torna mais caro do que contratar uma pronta, devido a quesitos como tempo, profissionais qualificados e requisitos complexos para uma necessidade exclusiva, quanto mais peculiar, mais caro fica.

Afinal qual é a melhor opção? 

    Alguns dos pontos verificados nos ajudam a chegar a solução e clarear a decisão. Se sua empresa ainda é pequena, você precisa de algumas funcionalidades básicas sem muitas peculiaridades e não quer ter um custo muito alto a pagar, a melhor opção são as intranets de prateleiras. 

    Agora se você visa construir a sua marca na intranet,  está com um grande potencial de crescimento, com processos personalizados e precisa de integração com outros sistemas, a melhor opção seria a customização de um sistema de intranet.

   Sabemos que cada empresa tem uma necessidade, então falar a resposta exata vai depender do que esperar que a sua intranet resolva.

     Se você ainda não tem um sistema de comunicação e queira os benefícios, podemos te ajudar. Com a Intranet INTRAFLOW  você pode melhorar a comunicação interna e externa. Saiba mais clicando aqui   e adquira seu software intranet, teste gratuito por 30 dias.

 


#intranet #intraflow #ilios #ilios_sistemas