Método Kanban organizando os processos de trabalho

     Todo o fluxo de trabalho de uma empresa é determinado pelos seus processos, e mantê-los organizados é um grande desafio para garantir um melhor desempenho organizacional.

     Realizar uma gestão eficiente requer métodos para ajudar nessa organização, o método kanban surgiu para suprir a gestão de trabalho com uma metodologia simples, que pode ser utilizada em qualquer atividade de trabalho.

O que é Kanban 

     A empresa Toyota criou o sistema Kanban em 1953 para abastecimento e controle de estoque, desde então é utilizada por várias empresas até os dias de hoje.

     A metodologia kanban funciona para acompanhar e indicar o andamento de tarefas ou itens dentro de um processo. A forma mais simples que é conhecida é pelo quadro kanban formada pelas colunas: A FAZER, FAZENDO e FEITO, usando cartões coloridos como post-its para ficar mais visual, a tarefa percorre as colunas determinado o seu progresso. 

     Por ser um método visual facilita o entendimento para um grupo de pessoas que realiza determinado trabalho. Permite com facilidade que o time acompanhe, gerencie e tome as medidas devidas em caso de atrasos ou falta de produtividade, apenas com uma rápida visualização. O status das tarefas podem ser mudados apenas movendo o cartão de uma coluna para outra.  

      

Melhores Práticas no uso do kanban

     O processo de trabalho deve estar em um local onde seja possível visualizar todo o andamento do fluxo desse projeto, desta forma fica fácil acompanhar a jornada do trabalho, garantindo uma entrega adequada.

     Para o bom andamento do trabalho é necessário que todos que irão participar entendam o processo, por isso deixar claro e de fácil acesso as regras é fundamental. O feedback deve acompanhar todos os trabalhos, e nesse método não é diferente, através dos resultados pode-se comparar e ajustar para chegar ao objetivo final.

     Pontos de falhas podem ser identificados pela equipe e ideias irão surgir para resolver problemas, melhorando o processo de trabalho e promovendo a colaboração da equipe.

 

Sistemas com metodologia Kanban

     Usar um quadro físico Kanban é uma maneira incrível de perceber os resultados desse método. Porém para empresas que precisam de resultados para longo prazo, ferramentas digitais que tenham esse método inserido oferecem outros benefícios que um quadro físico dificultaria.

     Com o trabalho remoto a todo vapor, equipes que estão em outras localidades podem facilmente analisar e gerenciar o fluxo de trabalho, acessando qualquer dispositivo que esteja conectado ao sistema.

     Ter um software com essa metodologia é ter um local central para armazenar todas as informações necessárias, atualizações em tempo real são realizadas no sistema de todos os participantes. O nível de segurança é aumentado com um sistema ao invés de um quadro físico, desta forma informações sigilosas ficaram seguras.

     Digitalizar o seu local de trabalho ajudará a automatizar o processo de trabalho, fazendo previsões, visualizando históricos e se organizando digitalmente, e o mais incrível é ter os benefícios do método kanban no seu sistema.

     Se você ainda não tem um sistema intranet e queira esses e outros benefícios, podemos te ajudar. Com a Intranet INTRAFLOW você pode melhorar a comunicação interna. Saiba mais clicando aqui e adquira seu software intranet, teste gratuito por 30 dias.

#intranet #intraflow #ilios #ilios_sistemas