Intranet Ferramenta para Propagar a Gestão do Conhecimento nas Empresas

          Com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet as empresas foram mergulhadas em informações e dados, esses dos quais precisam ser gerenciados assertivamente, pois em um mundo globalizado, a concorrência agora é mundial, e melhorar os resultados é um desafio. O conhecimento é vital para o sucesso de uma organização, as empresas buscam captar informações internas e externas e distribuir na geração de conhecimento.

          Gestão do conhecimento são os sistemas e processos para detectar, selecionar, organizar e disseminar a informação. As empresas que conseguem esta gestão do conhecimento ficam à frente, pois obtêm uma melhor tomada de decisão, são mais produtivas e capazes de inovar. É fundamental saber usar esse conhecimento para a excelência organizacional.


         Uma das maneiras para alcançar resultados de uma boa gestão da informação é aplicar tecnologia e ferramentas para otimizar. A Intranet é uma ótima ferramenta, intuitiva e facilitada que permite às empresas lidarem de maneira ágil com todas as informações acumuladas, e transformar em conhecimento, que por consequência aumentará a produtividade na organização.

       
         Para Probst, Raub & Romhardt (2002), foi identificado seis etapas que compõem os processos essenciais de gestão do conhecimento.

       1. Identificação do conhecimento 

        Ajuda os colaboradores a procurarem o que precisam dentro e fora da empresa, para que não perca tempo no desenvolvimento de atividades e soluções que já existem. 


       2. Aquisição de conhecimento  

       Nesta etapa, a empresa pode adquirir conhecimento externo caso não consiga desenvolver, ou contratando especialistas na área. Conseguem também esse conhecimento com parceiros, clientes, fornecedores, proprietários.  


       3. Desenvolvimento do conhecimento  

        O desenvolvimento do conhecimento gera novas habilidades, novos produtos, melhores ideias e eficiência nos processos. O que era um processo de produção será otimizado para produzir conhecimento.

        4. Compartilhamento e distribuição do conhecimento  

          O foco agora é compartilhar e distribuir em toda a organização o conhecimento adquirido, onde foi transformado informação e experiências isoladas em algo que todos possam usar.

        5. Utilização do conhecimento  

       O propósito é usar o conhecimento adquirido para alcançar resultados produtivos, como as metas da empresa e benefícios para toda organização.

       6. Retenção de conhecimento   

        O armazenamento dos conhecimentos adquiridos forma a memória organizacional, que é constituída desde a criação e vai se acumulando com o passar do tempo, formando um acervo de conhecimento.

       Todos esses passos para uma boa gestão do conhecimentos é facilitada com a intranet, uma ferramenta que será usada para chegar aos resultados. Com a intranet a informação espalha rapidamente e com segurança em uma plataforma online. O conteúdo chega a todos de uma só vez, reduzindo custos com impressões em papel e com treinamentos, pois na própria intranet podem ser disponibilizados cursos e conteúdos educacionais para todos. A intranet é excelente para interligar informações entre departamentos e pessoas na geração de conhecimento. Com a intranet é fácil para o funcionário buscar informações que está procurando, pode saber o que a empresa tem ou o que precisa adquirir para melhorar.

        Conclui-se que na era da tecnologia para ficar a frente da concorrência o conhecimento é fundamental, mas acima de tudo para conseguir lidar com tantas informações e gerenciá-las é necessário ferramentas para ajudar. A intranet se mostra competente para auxiliar na gestão do conhecimento devido às suas funcionalidades que são intuitivas e fáceis de usar, acessíveis a todos os funcionários para organizar, armazenar, validar e propagar a informação.


        Agora, se você ainda não tem um sistema intranet e queira os benefícios apresentados acima, podemos te ajudar. Com a  Intranet INTRAFLOW você pode explorar todas essas funções e melhorar a comunicação interna . Saiba mais clicando aqui, e adquira seu software intranet.