Ser apontado pelas suas atitudes e resultados para muitos pode parecer assustador, mas logo fica claro a importância de receber feedback sobre o seu trabalho, e as consequências que esse comportamento pode trazer para a sua evolução. O Feedback construtivo serve para avaliar as ações positivas ou negativas de uma pessoa, com foco em melhorar, elevar ou corrigir para o crescimento no seu posto de trabalho.
Para os funcionários que almejam crescimento dentro da empresa e querem desenvolver suas habilidades, o feedback é de grande importância para ajudar nessa missão, e sendo de forma construtiva melhora a moral e aumenta o engajamento para realizar suas atividades. Já para os líderes que aplicam o feedback construtivo quando feito com qualidade e segurança ajuda no aumento da produtividade de sua equipe.
Vejamos algumas dicas de como fazer um feedback construtivo.
Organize
Antes de aplicar o feedback é necessário avaliar e preparar para que seja relevante para o funcionário a sua mensagem. Determine onde quer chegar com aquela conversa e caso seja um problema verifique qual resultado você quer alcançar.
Para que seja construtivo prepare-se antes com exemplos e fatos que sirvam de evidências que fundamente suas afirmações, é necessário conhecer todo o cenário antes de uma conversa difícil e não correr o risco de estressar o receptor da mensagem.
Aja
Elimine sentimentos pessoais que possam afetar a qualidade do feedback, este deve ser sincero e empático e ofereça sua oferta de ajuda, verifique se for o caso capacitação para melhorar o desempenho do colaborador.
Oriente o colaborador em direção a solução do problema, e esteja ao seu lado para ajudar a superar as fraquezas que o impedem de crescer. É essencial que os feedbacks tenham um tom de conselhos práticos para que se possa chegar aos resultados esperados, caso contrário a conversa ganha um tom de crítica, que na maioria das vezes é levado para o lado da avaliação negativa, a fim de derrubar e acusar dos atos cometidos.
Para que o feedback seja construtivo procure realizar quando o assunto ainda esteja fresco na rotina e não tenham passado dias ou semanas do ocorrido, assim será mais assertivo. Procure dar os feedbacks de forma particular e não em grupo ou em público, isso pode constranger e ter um efeito negativo. Desta forma é importante saber a hora e lugar para colher bons frutos.
Acompanhe
Ajude o colaborador a se organizar e definir metas para que o processo surta efeito. Esteja acompanhando, ouça o que ele tem a dizer, faça perguntas para definir os próximos passos assim pode ajudar e aconselhar de forma rápida e construtiva.
Incorpore o feedback construtivo na rotina de trabalho, e terá resultados no relacionamento entre os funcionários e os gestores, as habilidades irão ser melhoradas e modificadas com as experiências adquiridas, refletindo na produtividade.
Intranet como meio para aplicar feedbacks no trabalho remoto
A intranet pode ser usada para aplicar feedbacks, sendo possível criar formulários e enviar para funcionários, templates de feedbacks que ficam disponíveis a qualquer momento para o colaborador dar e receber opiniões.
Os feedbacks e pesquisas realizadas nos finais de projetos/tarefas podem melhorar os resultados e ajudar na comunicação entre empresa e funcionário de forma rápida e assertiva. Ter o lembrete no dispositivo ajuda a não esquecer e poder dar a contribuição para melhorar os processos e para o crescimento dentro da empresa.
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